As demências podem ser reversíveis?
- Dr. Leonel Takada
- 21 de jul. de 2024
- 1 min de leitura

Dr. demências podem ser reversíveis?
Sim, algumas demências podem ser reversíveis, especialmente quando são causadas por condições médicas subjacentes que podem ser tratadas.
Abaixo apresento alguns exemplos de causas de demência potencialmente reversíveis.
Deficiências vitamínicas: A deficiência de vitamina B12, por exemplo, pode causar sintomas de demência que podem ser revertidos com a suplementação adequada.
Distúrbios metabólicos: Condições como hipotiroidismo (níveis baixos de hormônio da tireoide) podem levar a problemas cognitivos que podem ser revertidos com tratamento apropriado, ou como alterações nos níveis de sódio ou cálcio , ou até insuficiência de alguns órgãos como rins e fígado
Infecções: Infecções do sistema nervoso central, como neurossífilis, podem causar sintomas de demência que podem melhorar com tratamento adequado.
Uso de medicamentos: Alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais que afetam a função cognitiva. Ajustar a dosagem ou mudar a medicação pode reverter esses sintomas.
Depressão: Às vezes chamada de pseudodemência, a depressão grave pode imitar os sintomas da demência. Tratamentos antidepressivos e psicoterapia podem melhorar significativamente a função cognitiva.
Hidrocefalia de pressão normal: Uma condição em que o excesso de líquido cerebroespinhal se acumula nos ventrículos do cérebro, causando sintomas de demência. A colocação de um shunt para drenar o excesso de líquido pode aliviar os sintomas.
Abuso de substâncias: O uso excessivo de álcool ou drogas pode levar a problemas cognitivos.
A abstinência e a reabilitação podem melhorar a função cognitiva.
É importante que qualquer pessoa que apresente sintomas de demência seja avaliada por um profissional de saúde para identificar possíveis causas tratáveis. Mesmo quando a demência não é totalmente reversível, identificar e tratar condições subjacentes pode melhorar a qualidade de vida e a função cognitiva.
Comments