Entenda aqui sobre a variante comportamental da demência frontotemporal (vcDFT)
- Dr. Leonel Takada
- 9 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
A variante comportamental da demência frontotemporal (vcDFT) é a forma mais comum da demência frontotemporal (DFT) e afeta principalmente os lobos frontais e temporais do cérebro, responsáveis pelo comportamento, personalidade, tomada de decisão e autocontrole. Na vcDFT, as mudanças comportamentais e de personalidade são os primeiros e principais sintomas, enquanto a memória costuma ser menos afetada nas fases iniciais.
Veja os sintomas comportamentais e de personalidade
- Mudanças drásticas de personalidade: O paciente pode se tornar desinibido, impulsivo ou agir de maneira inadequada socialmente, o que não fazia parte de seu comportamento habitual.
- Apatia e perda de interesse: Pode haver um desinteresse repentino por atividades que antes gostava, além de redução na iniciativa.
- Dificuldade em expressar empatia: A pessoa pode parecer insensível ou indiferente aos sentimentos dos outros.
- Comportamentos obsessivos ou repetitivos: Muitas vezes, desenvolvem comportamentos compulsivos, como repetir certas ações ou frases, e até comportamentos ritualísticos.
- Comportamento alimentar alterado: Mudanças nos hábitos alimentares, como compulsão por certos alimentos, especialmente doces, ou aumento de apetite.
A vcDFT é uma forma desafiadora de demência para os pacientes e seus familiares devido às mudanças bruscas de comportamento e personalidade, mas o diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado podem ajudar a manejar os sintomas e oferecer suporte ao paciente e à família.
Comentarios